Em novembro de 1944, aos 34 anos, Donald Watson convocou uma reunião com outros cinco vegetarianos não lácteos, para discutir estilos de vida estritamente vegetarianos.
O grupo sentiu que era necessária uma nova palavra para descrevê-los; algo mais conciso do que “vegetarianos não lácteos”. Então estabeleceram ‘vegan’, uma palavra que Donald Watson descreveu mais tarde como contendo as três primeiras e as duas últimas letras de ‘vegetarian’, sendo o começo de vegetariano, no final levando a uma conclusão lógica.
Embora a dieta vegana tenha sido definida prontamente, até 1949 a sociedade não tinha uma definição de veganismo. Foi sugerido “o princípio da emancipação dos animais da exploração pelo homem”, mais tarde alterado para “busca do fim do uso de animais pelo homem para alimentação, mercadoria, trabalho, caça, vivissecção e por todos os outros usos envolvendo a exploração da vida animal pelo homem”.
Donald e o grupo lançaram a primeira edição do boletim trimestral da Sociedade, The Vegan News, no mesmo ano. Ele executou a publicação sozinho por dois anos, escrevendo o boletim informativo e respondendo ao crescente volume de correspondência.