Associação Brasileira de Veganismo

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO VEGANO

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO VEGANO

Com objetivo de produzir insights da dinâmica dos consumidores de alimentos veganos, CAROLINE MARINHO SANT’ANA e RENATO WESSNER DOS SANTOS realizaram o estudo CONTRIBUIÇÕES PARA SEGMENTAÇÃO DE MERCADO DOS CONSUMIDORES DE ALIMENTOS VEGANOS.

Na área de CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, pela FACULDADE DE TECNOLOGIA TERMOMECÂNICA – FTT, no 20º Congresso Nacional de Iniciação Científica CONIC – SEMESP, com respondentes que se autodeclararam veganos residentes no Brasil.

 

Metodologia

A metodologia proposta na pesquisa pode auxiliar empresários que decidam investir em recursos técnicos e estratégias de marketing, a fim de atender um nicho onde a atual demanda por produtos e serviços pode ser maior que a oferta.

Um mercado até então restrito a uma parcela pequena da população brasileira, que tem crescido de forma expressiva nos últimos anos, apresentando potencial para crescimento.

 

Dados estatísticos

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) sobre vegetarianismo de 2012, 8% da população brasileira (aproximadamente 15 milhões de indivíduos) autodeclarou-se vegetariana.

Em 2018, esses números aumentaram para 14% (aproximadamente 30 milhões de indivíduos), quase dobrando dentro de seis anos. Dentro deste grupo, 23% (aproximadamente 7 milhões de brasileiros) podem ter adotado uma dieta livre de alimentos de origem animal, portanto, veganos.

 

Pesquisa IBOPE

Em 2018, a mesma pesquisa do IBOPE constatou que 60% da população brasileira (aproximadamente 128 milhões de indivíduos) consumiriam mais produtos veganos se os preços fossem compatíveis aos de produtos habitualmente consumidos.

Além disso, a pesquisa mostrou que 55% dos brasileiros aumentariam o consumo dos produtos veganos se a embalagem do produto contivesse tal informação.

 

Motivações do consumidor

As motivações para a escolha dos alimentos podem envolver aspectos como características do próprio alimento, características do consumidor (suas crenças, conhecimentos e comportamento) e contexto de consumo (ocasião, ambiente cultural), e estes ainda sofrem influências de fatores como conveniência, preço, familiaridade, razões ideológicas, interesse em saúde, perda ou manutenção de peso, prazer sensorial, entre outros motivos.

Ficou evidente uma forte tendência do público vegano no gênero feminino.

 

Desafios do novo mercado

De maneira geral, cabe ao setor alimentício aceitar o desafio técnico de desenvolver soluções viáveis e com qualidade sensorial de produtos prontos, semiprontos e ingredientes de refeições desses consumidores.

Parte deste público pode deixar de consumir produtos e serviços de grupos empresariais com portifólio misto (com insumos oriundos ou derivados de animais).

Portanto, é importante compreender o quão permanente é a mudança de comportamento alimentar, assim como os padrões de consumo desses compradores.