Associação Brasileira de Veganismo

Proteínas na Dieta Vegana

Por: Nutricionista Monica Vitorino

O grande mito… Várias autoridades em nutrição, incluindo a American Dietetic Association, determinaram que não é mais necessário fazer um esforço intencional de combinar os alimentos para conseguir a composição ideal em aminoácidos para a alimentação ser balanceada em termos proteicos.

Uma dieta contendo uma variedade de grãos, legumes e vegetais fornece proteína o bastante para alimentação equilibrada sem a super dosagem a que a maioria dos que comem carne estão expostos. A quantidade de ingestão de proteína dia é baseada no peso corpóreo, sendo 0,8 g por kg de peso o recomendado pela OMS.

Comida vegetariana não é “substituir a carne pela soja”, ou seja, macarrão com molho “bolonhesa” de proteína de soja , panquecas, bolinhos, quibes, escondidinhos, também com proteína de soja ….são opções que continuam mantendo o mito de que veganos e vegetarianos colocam a soja como principal item da sua alimentação. Vamos ser criativos e variar, variar, variar…

PROTEÍNAS POR ALIMENTO

Alimentos ricos em proteínas:

quinoa: contém os 10 aminoácidos essenciais e é ecologicamente viável.
amaranto: declarado “o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano”, em 1979, pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, por suas proteínas e seus aminoácidos essenciais
soja e derivados: composta pelos 10 aminoácidos essenciais.
shitake: é um dos alimentos mais exóticos e saborosos. Possui 8 aminoácidos essenciais numa proporção considerada ideal para a nutrição humana.
algas: contêm cálcio e fósforo e são excelentes fontes de magnésio, ferro, iodo e sódio. Possuem vitaminas A, B e C assim como proteínas e carboidratos facilmente assimiláveis (frutose). Em alguns casos, seu teor de vitaminas é comparável aos das fontes vegetais terrestres mais ricas.
além disso, a famosa combinação entre cereais e leguminosas diariamente ainda é bem vinda, uma vez que, devido aos hábitos de vida modernos, nem todos os dias as pessoas variam a alimentação como é requerido.

PROTEÍNA NA DIETA VEGANA

No vídeo a seguir, o Dr. Eric Slywitch explica como fazer, em qualidade e quantidade, a substituição da proteína animal na dieta vegana:

FERRO

Conheça alguns dos alimentos ricos em Ferro para a sua dieta Vegana.

CÁLCIO

Confira as quantidades de cálcio necessárias para a sua dieta Vegana.

AGROTÓXICOS

Saiba se você deve se preocupar ou não com os agratóxicos na sua dieta Vegana.

SAÚDE

Voltar para a página inicial da saúde e conferir o restante dos conteúdos.