Associação Brasileira de Veganismo

O que comer?

A PIRÂMIDE ALIMENTAR VEGANA

Sem os alimentos de origem animal, como fica nossa pirâmide alimentar? Veja a seguir:

  • energéticos: fornecem energia para os processos metabólicos (carboidratos: cereais, raízes, arroz, amido, milho, batata, mandioca) 6-11 porções diárias;
  • reguladores: regulam as funções orgânicas, prevenindo doenças e ajudando a digestão (vitaminas, água, sais minerais, fibras: legumes, verduras, frutas) 3-5 porções de vegetais; 2-4 porções de frutas;
  • construtores, plásticos ou estruturais: desenvolvimento e formação de tecidos, fortalecendo o sistema imunológico (lipídios, proteínas, soja, ervilha, lentilha, feijão, cogumelos) 2-3 porções diárias.

Obviamente, simplesmente evitar produtos de origem animal não garante saúde. Como todas as pessoas, os veganos devem buscar uma dieta equilibrada com proteínas, vitaminas e cálcio, priorizando os grãos integrais, alimentos orgânicos e comida mais próxima possível do natural.

“Temos todo o reino vegetal para utilizar como alimento: cereais (arroz, trigo, centeio, milho, cevadinha, aveia… aqui incluímos os pães e massas), leguminosas (todos os feijões, grão-de-bico, lentilha, ervilha), oleaginosas (nozes, amêndoas, pistache, sementes de girassol), tubérculos (inhame, batata, cará, mandioca, mandioquinha), legumes, verduras e frutas.

Procure basear a sua alimentação em grãos integrais. Ninguém se sustenta apenas com salada! Salada faz parte, mas não deve ser base da alimentação.

Procure variar os grupos (cereais, leguminosas, tubérculos, oleaginosas, frutas, verduras e legumes) de alimentos ingeridos. É muito importante atingir a necessidade energética diária.”

Dr. Eric Slywitch
Médico Nutrólogo

Conheça a pirâmide Alimentar Vegana:

COMO SUBSTITUIR A CARNE

Quem se torna vegano passa a não comer mais carne de nenhum animal: carne vermelha, peixe, frango, cavalo, derivados animais como salames, salsichas, mortadelas e embutidos em geral, laticínios (como queijos e leites de vaca e outras espécies), ovos de aves, corante carmim cochonilha (de besouro), banha animal, etc. Enfim, tudo que tiver vindo de um animal. Assim, num primeiro momento, as pessoas ficam perdidas.

Porém, com a maravilhosa ajuda da internet, unindo pessoas com objetivo comum ao redor do mundo, esse processo torna-se fácil! Confira no vídeo a seguir como substituir a carne na dieta livre de origem animal:

INTOLERÂNCIA À LACTOSE
& CONSUMO DE DERIVADOS ANIMAIS

No processo de abandonar os derivados animais, há quem infelizmente pare no meio do caminho, seja por achar desnecessário tanto “radicalismo”, seja por achar que já estão fazendo muito pelos animais não comendo sua carne.

Na realidade, os animais são muito mais explorados na indústria de laticínios e ovos – ao final, são enviados ao matadouro do mesmo jeito. Só esse fato demonstra que se abster somente de carne não ajuda os animais, e sim os condena a uma vida de escravidão e exploração.

Mas e quanto à sua saúde? O que acontece quando passamos a ingerir mais derivados animais como queijos e leite?
Dr. Eric Slywitch explica neste vídeo a seguir:

NUTRIENTES ESSENCIAIS:
PROTEÍNAS, FERRO E CÁLCIO

Os alimentos derivados de animais colaboram para o acúmulo do colesterol ruim LDL (lipoproteína de baixa densidade), endurecendo e entupindo os vasos sanguíneos devido ao acúmulo de gordura saturada.

A dieta estritamente vegetal – vegana – é livre de colesterol ruim, favorecendo a circulação sanguínea.

Evitamos, assim, doenças do coração, hipertensão arterial, diabetes, obesidade e cânceres, principalmente de intestino – além de tudo, carnes são de difícil assimilação pelo organismo humano.

A impotência sexual também é evitada, com vasos sanguíneos mais limpos.

A dieta vegana apresenta o chamado bom colesterol, necessário à saúde humana, encontrado nas oleaginosas, azeite e demais óleos vegetais (gorduras insaturadas).

ALIMENTOS VEGETAIS: LIVRES DE COLESTEROL

“De uma forma geral, recomenda-se que se tenha muita atenção com alimentos de origem animal, pois são eles que contém colesterol. Os alimentos originários do reino vegetal não possuem colesterol.

Recomenda-se, portanto, que as pessoas que tenham problemas com colesterol evitem leite integral e seus derivados (queijos, principalmente amarelos, manteiga, creme de leite), biscoitos amanteigados, croissants, folhados, sorvetes cremosos, embutidos em geral (lingüiça, salsicha e frios), carnes vermelhas gordurosas, carne de porco (bacon, torresmos), vísceras (fígado, miolo, miúdos), pele de animais terrestres, animais marinhos (camarão, lagosta, sardinha, frutos do mar) e gema de ovo (utilizada no preparo de diversos alimentos, que também devem ser evitados, tais como bolas, tortas, panquecas, macarrão, entre outros).”

Portal Bibliomed
Biblioteca Médica e Científica Virtual

PROTEÍNAS

Saiba como conseguir as proteínas necessárias para a sua dieta Vegana.

FERRO

Conheça alguns dos alimentos ricos em Ferro para a sua dieta Vegana.

CÁLCIO

Confira as quantidades de cálcio necessárias para a sua dieta Vegana.

AGROTÓXICOS

Saiba se você deve se preocupar ou não com os agratóxicos na sua dieta Vegana.

DIETA VEGETAL: BENÉFICA À SAÚDE

Agora que você já viu que é possível uma dieta livre de origem animal, substituindo e criando novas combinações de alimentos, como será que ficam as doenças tão comuns hoje em dia?

Veja o parecer da Associação Dietética dos Estados Unidos:

“É posição da American Dietetic Association que dietas vegetarianas apropriadamente planejadas, incluindo dietas veganas, são saudáveis, nutricionalmente adequadas e podem fornecer benefícios de saúde na prevenção e tratamento de determinadas doenças.

Bem planejadas, dietas vegetarianas são adequadas para indivíduos em todas as fases da vida, incluindo gravidez, lactação, infância, adolescência e atletas.

Os resultados de uma pesquisa mostram que a dieta vegetariana está associada com menor incidência de morte por doenças do coração. Vegetarianos também apresentam baixos níveis de colesterol, pressão arterial e menores taxas de hipertensão e diabetes tipo 2 do que os não vegetarianos.

Além disso, os vegetarianos tendem a ter um menor índice de massa corporal e menores taxas de câncer em geral.”

Journal of the American Dietetic Association
Associação Dietética dos Estados Unidos

COMER SEM ENGORDAR

Será que é possível elaborar um cardápio livre de crueldade e ao mesmo tempo não engordativo? Ou seja, comer com a consciência totalmente tranquila?

Assista no vídeo a seguir a explicação do Dr. Eric Slywitch:

Leia mais: Já tomou sua B12 hoje?